A Corrida dos Sinos

Na sequência de alguns eventos dispersos de âmbito estritamente regional (estafetas, corridas de aldeia, 24 horas a correr, etc.), e concretizando o desejo de expansão e divulgação do atletismo para todos, a CORRIDA DOS SINOS surge no início da década de 80 do século passado.

Transforma-se de imediato numa referência no programa do atletismo nacional, que vivia então uma fase de verdadeira euforia. Sendo unanimemente referida como um exemplo de organização, a Corrida dos Sinos atrai ao longo dos anos grandes nomes do atletismo nacional, sem todavia ter alguma vez perdido o seu cariz genuinamente popular.

Os SINOS, com 15 quilómetros de percurso, inseridos numa das regiões mais belas do País, podem ser considerados sem margem para dúvidas a concretização do sonho de correr por puro prazer, proporcionando a todos os participantes e acompanhantes o conforto e bem estar tão necessário nos atribulados dias de hoje.

Troféus Corrida dos SinosOs organizadores saúdam todos aqueles que têm participado e continuarão a participar nos SINOS, pois são esses homens e mulheres que anualmente têm a coragem de enfrentar os 15 Kms que nos dão ânimo para continuar a trabalhar para que os Sinos sejam uma prova cada vez melhor e que proporcione a todos o verdadeiro prazer de correr.

Tendo por objectivo alargar a ainda mais pessoas a prática da corrida, realiza-se desde 2002 a Prova dos Sininhos, corrida popular sem carácter competitivo e que permite a todos correr ou caminhar uma distância aproximada de 6 quilómetros.

 

Os Amigos do Atletismo de Mafra

Amigos do Atletismo de MafraOs Amigos do Atletismo de Mafra nasceram em Abril de 1975 a partir de um pequeno grupo de amigos com um gosto comum pela prática da corrida. O interesse foi aumentando e consequentemente também os praticantes, surgindo a necessidade de oficializar o clube. É assim que em Novembro de 1983 foi constituída legalmente a Associação dos Amigos do Atletismo de Mafra, no Cartório Notarial de Sobral de Monte Agraço, com uma direcção constituída por três elementos.

Sede dos Amigos do Atletismo de MafraSurgindo a necessidade de arranjar um espaço maior, e em resultado das dificuldades no campo financeiro (pois a única fonte de rendimento eram as quotas dos sócios, sem qualquer expressão) começam a ser pensadas várias iniciativas para angariar fundos: a organização regular de provas, um festival de folclore, vários sorteios de rifas e à semelhança de outras colectividades da altura, criou-se até um Loto. Avançou-se assim para a aquisição (a prestações) da sede actual do clube e finalmente, em Janeiro de 1988, foi elaborada a escritura de compra e venda do espaço. Todo o recheio veio posteriormente com a ajuda de entidades oficiais e outros patrocinadores.

O clube já mantinha uma actividade constante na prática do atletismo juvenil e sénior, quando, em 1992, foi proposta à direcção a criação de uma secção de Orientação, modalidade que na altura tinha pouca expressão, mas que se perspectivava vir a ter um rápido crescimento. A sugestão foi aceite pela pela Direcção, tendo sido levada a Assembleia Geral que aprovou uma alteração dos estatutos.

Secção de Orientação - Amigos do Atletismo de MafraCom o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de Mafra, Junta de Freguesia de Mafra, e várias instituições e empresas, elaborou-se um mapa para iniciação, tendo-se desenvolvido diversas actividades de formação recreação e treino, formando praticantes, mas acima de tudo, ajudando a formar cidadãos com um salutar espírito desportivo e alertados para a defesa do ambiente em geral e da floresta em particular.

A partir desse momento, o clube passou a ter outra dinâmica, cresceu o número de praticantes e houve um aumento razoável de sócios. O clube cresceu, tornou-se um dos maiores clubes de Orientação, e é respeitado e reconhecido pelas suas iniciativas organizativas.

Juntem-se a nós!

Os Amigos do Atletismo de Mafra saúdam e convidam todos a que se juntem a nós e venham participar na Corrida dos Sinos ou na Prova dos Sininhos

-- A Direcção